Segunda - Sexta8 h às 18 h
EndereçoAv. Baruel, 246 | Casa Verde, São Paulo.
Nossas redes sociais

Como separar finanças pessoais e empresariais?

Como separar finanças pessoais e empresariais? Esse é um tema muito delicado e que merece atenção especial, já que estamos falando de um erro crítico e que infelizmente é cometido por boa parte dos empresários.

Manter as finanças pessoais separadas das finanças da empresa é fundamental, tanto para evitar problemas com o fisco, quanto para ter uma visão clara dos resultados e indicadores do negócio, evitando erros e desequilíbrios de caixa que podem levar os negócios à ruína.

Sabendo da importância do assunto, o time de especialistas em BPO e gestão financeira empresarial da Sevilha Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema. Vale a pena conferir!

Por que é importante separar finanças pessoais e empresariais?

Separar finanças pessoais e empresariais é uma prática fundamental para uma gestão financeira saudável e eficaz. Por sinal, existem várias razões pelas quais é importante fazer essa separação:

  • Transparência e controle: Manter as finanças pessoais e empresariais separadas permite que o empresário tenha uma maior transparência e controle sobre os recursos financeiros, evitando a tomada de decisões equivocadas.

Além disso, ao manter as contas separadas, torna-se muito mais fácil conhecer os resultados da empresa, bem como, analisar relatórios e indicadores.

  • Prestação de contas: Separar as finanças pessoais e empresariais facilita a prestação de contas e o cumprimento das obrigações específicas.

Na prática, isso evita confusões e problemas legais ou fiscais decorrentes da mistura de recursos e transações pessoais com as do negócio.

  • Planejamento financeiro adequado: Ao separar as finanças pessoais das empresariais, torna-se mais fácil fazer um planejamento financeiro adequado.

Com um bom planejamento financeiro é possível estabelecer metas e tomar decisões que levem ao alcance dos resultados e objetivos esperados.

  • Controle de gastos e receitas: A separação das finanças ajuda a evitar a mistura de despesas pessoais e empresariais.

Com essa decisão, você terá um controle mais preciso dos gastos e receitas da empresa, possibilitando uma análise adequada dos custos operacionais, lucros e necessidades de investimento no negócio.

Por essas e algumas outras razões que poderíamos citar aqui, não tenha dúvidas, separar finanças pessoais e empresariais é muito importante.

Dicas para separar finanças pessoais e empresariais

Agora que você já sabe a importância de separar finanças pessoais e empresariais, é hora de colocar isso em prática com as dicas que separamos para você. Confira!

1.Separe as contas bancárias

Para melhorar a organização financeira da empresa e alcançar os seus objetivos, a primeira coisa que você precisa fazer é ter duas contas bancárias:

  • Conta do tipo pessoa física: para suas despesas pessoais;
  • Conta pessoa jurídica: para uso exclusivo da empresa.

A partir desse momento, não utilize mais a sua conta pessoa física para receber receitas ou arcar com compromissos da empresa. Também não utilize a conta bancária da empresa para suas despesas pessoais.

Com essa simples separação, além de evitar problemas com o fisco, será muito mais fácil acompanhar e medir os resultados da sua empresa.

2.Monitore o fluxo de caixa

Sabemos que muitas das vezes, o empresário acaba precisando recorrer a sua conta ou aplicações pessoais para cobrir custos e despesas da empresa.

Do ponto de vista contábil, esse repasse de recursos pessoais para a empresa até pode ser justificado, mas o ideal é que ele não aconteça dessa forma. O empresário e seus sócios, podem injetar recursos próprios na empresa, mas isso precisa ser feito de forma organizada e programada.

Para evitar desequilíbrios desse tipo, a nossa recomendação é para que você passe a monitorar de perto o fluxo de caixa da empresa, incluindo as previsões de despesas e receitas para o curto prazo.

Assim, você vai conseguir organizar o financeiro e evitar ter que recorrer a outras fontes de recursos em função de desequilíbrios de caixa.

3.Defina um pró-labore

Outra dica muito importante para colocar em prática o objetivo de separar finanças pessoais e empresariais é a definição de um pró-labore, ou seja, uma retirada mensal.

Assim, como qualquer outro colaborador, o empresário precisa ter uma remuneração mensal pré-definida, compatível com a capacidade de pagamento da empresa e suficiente para cobrir suas despesas pessoais.

Sendo assim, se o que a sua empresa pode lhe pagar de remuneração mensal é R$ 5 mil, procure organizar suas contas pessoais para se encaixar nessa realidade.

Em momento oportuno, possíveis excedentes, podem ser distribuídos sobre a forma de lucros e dividendos, aumentando o retorno que a empresa oferece.

Procure não fazer dívidas pessoais contando com recursos da empresa superiores ao seu pró-labore para pagamento.

4.Tenha uma reserva de emergência

Para separar finanças pessoais e empresariais de forma definitiva, você pode construir uma reserva de emergência. Separe um percentual do seu pró-labore mensal, talvez 5% ou 10% e o destine a uma aplicação segura de liquidez imediata, como títulos CDB.

Faça o mesmo na empresa, ou seja, reserve uma pequena parcela do lucro mensal em uma aplicação financeira segura e com alta liquidez (resgate rápido).

Os recursos das reservas financeiras serão úteis para que na ocorrência de imprevistos, não seja preciso voltar a misturar as finanças ou recorrer a empréstimos bancários com juros elevados.

5.Busque ajuda especializada

Sabemos que manter as finanças da empresa em ordem pode ser uma tarefa difícil, seja por falta de conhecimento em gestão financeira empresarial ou mesmo por falta de tempo.

Por isso, aqui na Sevilha Contabilidade você encontra uma solução completa em BPO Financeiro. Enquanto você mantém o foco nos seus negócios, o nosso time de especialistas fica responsável por:

  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Conciliação bancária
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios;
  • Fechamento com apresentação de resultados;
  • Planejamento estratégico e orçamentário;
  • Conciliação de cartões;
  • Dentre outras tarefas da gestão financeira.

Para saber mais sobre os nossos serviços em terceirização financeira e organizar as finanças da sua empresa com o apoio de especialistas, clique aqui e entre em contato conosco!

Atendemos empresas de todos os portes, segmentos e partes do país, incluindo negócios multinacionais.

by Vicente Sevilha

Sevilha, como é conhecido pela maioria, é um grande nome da contabilidade no Brasil e tem como principais bandeiras a contribuição feminina na transformação do mercado contábil, geração z: como liderar esses super transformadores no mercado contábil, a oportunidade de migrar de consultor para conselheiro.

ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais
Todos os dias um conteúdo novo em nossas Redes Sociais
ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais Sevilha
Todos os dias um novo conteúdo em nossas redes sociais

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.