Segunda - Sexta8 h às 18 h
EndereçoAv. Baruel, 246 | Casa Verde, São Paulo.
Nossas redes sociais

Vale a pena terceirizar o financeiro? - Sevilha Contabilidade

Será que realmente vale a pena terceirizar o financeiro? Como funciona essa solução e quais são os benefícios que ela pode oferecer para as empresas?

No atual cenário empresarial, em que as organizações buscam constantemente otimizar processos e reduzir custos, a terceirização de atividades tornou-se uma prática cada vez mais comum.

Se antes, apenas áreas específicas como contabilidade, segurança e limpeza costumavam ser terceirizadas, hoje a terceirização de outros departamentos ganhou força, dentre eles, o financeiro.

Sucesso no exterior, a terceirização financeira chegou ao Brasil e vem sendo cada vez mais procurada por empreendedores e empresários que desejam otimizar processos e a gestão dos seus negócios.

Mas afinal, será que vale a pena terceirizar, quais os benefícios práticos dessa decisão? Se tudo isso é novo para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final para tirar suas dúvidas.

O que é terceirização financeira

A terceirização financeira, também conhecida como BPO financeiro, é uma solução que permite que as empresas terceirizem atividades ligadas a gestão financeira do negócio a profissionais especializados.

Essa estratégia envolve a contratação de uma empresa externa que se responsabiliza por tarefas como:

  • Gestão de contas a pagar
  • Gestão de contas a receber
  • Emissão de notas fiscais
  • Conciliação bancária
  • Controle de fluxo de caixa
  • Emissão de relatórios financeiros;
  • Conciliação de cartões;
  • Planejamento orçamentário;
  • Dentre outras atividades.

Em outras palavras, ao optar pela terceirização financeira, uma organização transfere parte ou a totalidade de suas operações financeiras para um provedor de serviços externo. Isso permite que a empresa se concentre em seu core business e aproveite o conhecimento e a expertise do parceiro terceirizado para lidar com as complexidades da gestão financeira.

A terceirização financeira pode ser benéfica para empresas de todos os portes, desde pequenos empreendimentos até grandes corporações. Os provedores de serviços especializados possuem profissionais treinados e acesso a tecnologias avançadas que podem melhorar a eficiência e a precisão da gestão financeira.

Vale a pena terceirizar o financeiro: entenda os benefícios

Agora que você já sabe o que é terceirização financeira, é hora de conferir os principais benefícios que esse tipo de solução pode oferecer para os seus negócios.

1.Redução de custos com mão de obra

Ao terceirizar o setor financeiro, as empresas podem reduzir significativamente os custos associados à contratação, treinamento e manutenção de uma equipe interna, incluindo salários, benefícios e encargos trabalhistas.

Com essa economia, as empresas podem ser mais competitivas nos mercados em que atuam, bem como, obter uma importante melhoria na margem de lucro dos seus negócios.

Não tenha dúvidas, terceirizar o financeiro pode custar bem menos que contratar e manter profissionais internos para esta finalidade.

2.Redução de custos operacionais

A terceirização financeira não se limita à redução de custos com mão de obra, mas também contribui para a redução dos custos operacionais.

Estamos falando de economia com infraestrutura, equipamentos, materiais de escritório e sistemas financeiros, uma vez que esses recursos são fornecidos pelo provedor de serviços terceirizado.

3.Foco no core business

Ao delegar as atividades financeiras, as empresas podem se concentrar em seu core business, ou seja, em suas principais atividades.

Isso permite uma alocação mais eficiente de recursos e esforços, direcionando-os para áreas estratégicas que agregam maior valor ao negócio.

Uma concessionária, por exemplo, pode se concentrar em vender veículos, que na prática, é o que gera recursos para o caixa da empresa.

4.Melhoria na tomada de decisões

Os provedores de serviços financeiros terceirizados possuem conhecimento e expertise no campo financeiro. Ao contar com a experiência desses especialistas, as empresas podem obter informações financeiras mais precisas, análises detalhadas de indicadores e relatórios mais precisos.

Na prática, isso facilita a tomada de decisões assertivas por parte dos empresários e gestores, contribuindo para o sucesso e crescimento sustentável dos seus negócios.

5.Flexibilidade operacional

Ao longo do tempo é natural que as empresas sofram variações em suas demandas por mão de obra, e que em função disso, acabem precisando contratar, realocar ou dispensar funcionários.

Diante desse cenário, a terceirização oferece flexibilidade às empresas, permitindo que elas ajustem facilmente o escopo dos serviços conforme as suas necessidades.

Seja aumentando ou diminuindo o volume de trabalho financeiro, a terceirização permite uma adaptação ágil e eficiente, evitando a necessidade de contratações ou demissões constantes.

Terceirizar o financeiro é seguro?

Sim. Terceirizar o financeiro é seguro, pois a empresa contratada não terá acesso para efetivar transações que envolvam a saída de recursos, como transferências e pagamentos.

Na prática, essas empresas recebem acesso apenas para:

  • Consultar movimentações e extrato;
  • Gerar cobranças para clientes;
  • Agendar pagamentos;
  • Realizar conciliações bancárias.

Dessa forma, a efetivação de pagamentos e transferências (saída de recursos financeiros) dependerá sempre da aprovação do responsável pela conta bancária.

Além disso, você pode tomar alguns cuidados para contratar uma empresa de confiança, incluindo:

  • Avaliação criteriosa do parceiro terceirizado: Antes de selecionar um provedor de serviços terceirizado, é essencial realizar uma análise completa de sua reputação, experiência, histórico, infraestrutura e padrões de segurança.
  • Contrato sólido: Um contrato bem elaborado é fundamental para estabelecer as expectativas, responsabilidades e obrigações mútuas entre a empresa e o provedor terceirizado.
  • Proteção de dados: O compartilhamento de informações financeiras confidenciais requer medidas rigorosas de proteção de dados. Por isso, verifique se a terceirizada possui políticas e práticas robustas de segurança da informação.

Quem escolhe o BPO financeiro da Sevilha Contabilidade, por exemplo, conta com a segurança e a reputação de uma empresa com mais de 30 anos de mercado.

Como terceirizar o financeiro da minha empresa?

Vale a pena terceirizar o financeiro da sua empresa e é muito simples. Para isso, tudo o que você precisa é entrar em contato conosco e falar com os nossos especialistas.

Veja como funciona:

  1. Conhecendo você: Para agregar mais valor ao seu negócio, precisamos entender como funciona a sua operação.
  2. Migração dos processos: Após nos conhecermos vamos migrar os processos de gestão financeira.
  3. Início da operação: A partir desse momento, é tudo conosco! A sua operação financeira é realizada pelo nosso time.
  4. Acompanhamento de resultados: Eficiência nos processos de gestão financeira, com tomadas de decisões baseada em dados.

Clique aqui e entre em contato conosco para falar com um especialista!

by Vicente Sevilha

Sevilha, como é conhecido pela maioria, é um grande nome da contabilidade no Brasil e tem como principais bandeiras a contribuição feminina na transformação do mercado contábil, geração z: como liderar esses super transformadores no mercado contábil, a oportunidade de migrar de consultor para conselheiro.

ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais
Todos os dias um conteúdo novo em nossas Redes Sociais
ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais Sevilha
Todos os dias um novo conteúdo em nossas redes sociais

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.