Prestou ou vai prestar serviços internacionais? Então você precisa saber o que é, e como emitir uma invoice de serviço para o exterior
Diante da importância do assunto, a Sevilha Contabilidade decidiu elaborar um conteúdo completo e bastante didático sobre o tema, onde dentre outras coisas, você vai conferir:
- O que é invoice
- Quem precisa emitir invoice
- Como emitir invoice de serviço para o exterior
- Diferença entre invoice e nota fiscal
- Como emitir nota fiscal de serviço para o exterior
- Quanto vou pagar de imposto ao prestar serviço para o exterior
Para saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final, ou se preferir, clique aqui e fale diretamente com um especialista.
O que é invoice
Invoice é um documento que detalha os produtos ou serviços vendidos por uma empresa e o valor a ser pago pelo cliente internacional.
Normalmente, uma fatura inclui informações como:
- Assinatura do emissor da Invoice;
- Condições e moeda de pagamento;
- Especificação das mercadorias em português ou em idioma oficial do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, ou, se em outro idioma, acompanhada de tradução em língua portuguesa, a critério da autoridade aduaneira;
- Frete e demais despesas relativas às mercadorias especificadas na fatura;
- Marca, numeração e, se houver, número de referência dos volumes;
- Nome e endereço completos do exportador;
- Nome e endereço, completos, do importador;
- País de aquisição, assim considerado aquele do qual a mercadoria foi adquirida para ser exportada para o Brasil, independentemente do país de origem da mercadoria ou de seus insumos;
- País de origem, como tal entendido aquele onde houver sido produzida a mercadoria ou onde tiver ocorrido a última transformação substancial;
- País de procedência, assim considerado aquele onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisição;
- Peso bruto dos volumes;
- Peso líquido dos volumes;
- Preço unitário e total de cada espécie de mercadoria e, se houver, o montante e a natureza das reduções e dos descontos concedidos ao importador;
- Quantidade e espécie dos volumes;
- Termo da condição de venda (INCOTERM).
Diante disso, vale destacar que alguns dos itens acima são aplicáveis apenas a operações envolvendo mercadorias. Além disso, é importante comentar que diferentemente das notas fiscais, no caso dos invoices, não existe um modelo padronizado de emissão.
Como emitir invoice de serviço para o exterior: quem precisa emitir invoice
De acordo com a Receita Federal, a emissão da invoice é obrigatória em operações cujo valor total seja superior a 3 mil dólares e recomendada nos demais casos.
Na prática, a invoice é emitida por quem vende produtos ou presta serviços para o exterior. Afinal, esse é um documento que serve para faturar, ou seja, cobrar operações de natureza internacional.
Além disso, a maior parte das empresas contratantes, só liberam o pagamento para seus fornecedores no exterior, mediante a apresentação deste documento.
Sendo assim, se você vende algum tipo de mercadoria ou presta serviços para o exterior, é hora de buscar orientação para começar a emitir suas invoices.
Como emitir invoice de serviços internacionais
Como destacamos anteriormente, não existe um modelo padrão ou mesmo um sistema público de uso obrigatório para emissão das invoices.
Sendo assim, você pode criar um documento no próprio Word, desde que o mesmo reúna todas as informações necessárias para seus devidos fins. Além disso, por se tratar de um documento internacional, as invoices normalmente são emitidas em inglês.
Possui algum tipo de dúvida com relação a emissão das invoices, notas fiscais ou outros documentos necessários para legalizar operações de comércio ou prestação de serviços para o exterior?
Clique aqui, entre em contato conosco e receba as orientações do nosso time de especialistas.
Como emitir invoice de serviço para o exterior: diferença entre invoice e nota fiscal
Quando o assunto é como emitir invoice de serviço para o exterior, muitos ficam em dúvida com relação às diferenças entre o invoice e a nota fiscal. Afinal, é necessário emitir os dois documentos ou um substitui o outro?
Invoice e nota fiscal são documentos fiscais que têm basicamente a mesma finalidade: registrar as transações comerciais entre empresas e clientes.
No entanto, a nota fiscal é um documento oficial, emitido por intermédio de uma autoridade fiscal, seja ela a Prefeitura (notas de prestação de serviços) ou a Secretaria Estadual de Fazenda (notas de comércio).
Por outro lado, a invoice é uma espécie de fatura, ou seja, um documento que apesar da sua importância, é emitido diretamente pelo fornecedor ou prestador de serviços, sem a intermediação de uma autoridade fiscal.
Sendo assim, para a completa legalização das operações internacionais, fornecedores de mercadorias e prestadores de serviços no geral, precisam emitir tanto o invoice, quanto a nota fiscal.
Como emitir nota fiscal de serviço para o exterior
Agora que você já sabe como emitir invoice de serviço para o exterior, é hora de conferir o que é preciso para emitir suas notas fiscais e desta forma, legalizar suas operações perante o fisco.
A boa notícia, é que ao contrário do que muitos pensam, o processo é bastante simples. Veja como funciona:
- Contrate uma contabilidade especializada em serviços internacionais;
- Separe documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência;
- Obtenha o seu CNPJ, sua Inscrição Municipal e seu Alvará de Funcionamento;
- Acesse o site da Prefeitura ou emissor de notas de sua preferência, e gere a nota fiscal de serviços internacionais.
Se você precisa abrir um CNPJ ou já tem o seu, mas possui dúvidas para emissão de invoices ou notas fiscais de serviços para o exterior, entre em contato conosco e receba a orientação do nosso time de especialistas.
Quanto vou pagar de imposto ao prestar serviço para o exterior
O valor dos impostos incidentes sobre operações de prestação de serviços para o exterior, dependem de alguns fatores, dentre eles, o seu volume de faturamento e o regime tributário adotado.
Para fazer uma escolha assertiva, montar um planejamento tributário personalizado e pagar o menor volume possível de impostos, dentro dos limites legais, conte com a Sevilha Contabilidade!