Segunda - Sexta8 h às 18 h
EndereçoAv. Baruel, 246 | Casa Verde, São Paulo.
Nossas redes sociais

Comprometimento do capital de giro

Capital-de-giro

O capital de giro é um dos pontos mais importantes do financeiro e da empresa. É importante mantê-lo funcionando para que o negócio inteiro não seja prejudicado.

Se tiver interesse em entender mais sobre o assunto, leia esse artigo, para esclarecer melhor suas dúvidas.

 

Capital de giro: o que é?

Capital de giro é todo valor que a empresa tem disponível para fazer sua manutenção, investimentos, seu custeio, tudo de curto prazo. Falando em palavras mais simples, é o dinheiro que a empresa tem para resolver os problemas atuais, descontado daquilo que está devendo.

Tendo uma boa gestão, o capital de giro pode garantir o sucesso da empresa ao longo prazo, como a construção de reservas de emergência, por exemplo, como uma poupança.

Lembrando que para o capital de giro, se considera apenas o valor líquido, constituído por novos clientes, estoques de venda, contas bancárias e, é claro, de investimentos.

Entretanto, investimentos fixos, como a manutenção do maquinário ou equipamentos, não fazem parte do cálculo para determinar o capital de giro. 

Na parte de gastos, apenas entram pagamento dos funcionários, serviços terceirizados, pagamentos de fornecedores, entre outros custos mensais.

 

Como calcular o capital de giro

Primeiramente, existem vários capitais de giro, cada uma com a sua forma certa de ser calculada. Mas aqui, apenas mostraremos o cálculo do capital líquido, por ser o mais comum.

Trata-se de uma conta bem simples, mas isso não deve diminuir sua importância.

CGL=Ativo Circulante-Passivo Circulante 

A sigla CGL, foi usada para  representar Capital de Giro Líquido. Enquanto o Ativo circulante, são os bens da empresa que podem ser convertidos a dinheiro em um curto prazo. Já o Passivo Circulante, são as contas pagas dentro de 1 ano.

 

Comprometimento do capital de giro

Quando ocorre uma má gestão, ou pior ainda, ela simplesmente não existe, prejudica muito a empresa.

Ter um capital de giro apertado não é problema, com acompanhamento constante da gestão desde o começo da empresa, é pouco provável que o capital seja comprometido.

Todavia, quando a gestão falha, se inicia um efeito dominó catastrófico, que termina sempre  em altas dívidas financeiras, o que pode levar à falência da empresa.

Um dos maiores pecados que comprometem o capital de giro é a incapacidade de ajustar o pagamento das dívidas, com o recebimento dos lucros da empresa. 

Não conseguindo pagar as dívidas com o dinheiro dos lucros, a empresa acaba tendo a necessidade de tirar esse dinheiro de outro lugar.

 

Como podemos te ajudar

Seja pequena ou grande é impossível uma empresa sobreviver sem a gestão do capital de giro.

Mas, manter esse acompanhamento funcionando não é nada fácil. É normal que essa responsabilidade fique de lado em meio a tantas demandas e tarefas mais urgentes.

Felizmente, para esses casos existe uma solução, a terceirização do financeiro da sua empresa pode te ajudar a resolver o problema do capital de giro, além de outras questões.

A Sevilha Contabilidade é especializada nesses serviços, e pode te ajudar a manter o controle da sua empresa, sempre agindo de forma transparente e honesta.

ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais
Todos os dias um conteúdo novo em nossas Redes Sociais
ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais Sevilha
Todos os dias um novo conteúdo em nossas redes sociais

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.