Segunda - Sexta8 h às 18 h
EndereçoAv. Baruel, 246 | Casa Verde, São Paulo.
Nossas redes sociais

Gestão financeira empresarial: principais erros e soluções

Quando tratamos das boas práticas de gestão financeira empresarial, existem erros que são relativamente comuns entre empresários e empreendedores.

Sabendo disso, a Sevilha Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo, listando os principais erros ligados ao tema e suas respectivas soluções.

Para saber mais e conferir as dicas que o nosso time separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

1.Misturar finanças pessoais e empresariais

Um dos erros mais comuns na gestão financeira empresarial é a utilização do dinheiro da empresa para cobrir despesas pessoais dos sócios ou então, utilizar recursos dos sócios para cobrir despesas da empresa.

Na prática, isso dificulta o acompanhamento dos resultados da empresa e pode trazer prejuízos significativos para a saúde financeira do negócio.

Solução: Tenha ao menos duas contas bancárias, uma para uso pessoal (do tipo pessoa física) e uma para uso empresarial (do tipo pessoa jurídica).

Além disso, você precisa definir com um pró-labore fixo e resistir à tentação de utilizar os recursos da empresa para cobrir despesas pessoais.

2.Não controlar o fluxo de caixa

Não ter uma visão clara sobre os recursos que entram e saem do caixa da empresa pode resultar em desequilíbrios financeiros importantes e até mesmo na insolvência do negócio.

Solução: Caso ainda não possua, você precisa implementar um sistema de controle de fluxo de caixa diário, semanal ou mensal que lhe permita ter maior controle sobre as finanças e fazer projeções.

Você pode contar com o suporte de um BPO financeiro ou utilizar ferramentas e softwares de gestão que ofereçam esse tipo de solução.

3.Não ter um bom controle de estoque

O controle de estoque é uma das áreas mais importantes da gestão de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Na prática, um estoque mal gerenciado pode resultar em uma série de problemas que vão da falta de itens importantes ao excesso de produtos.

Solução: Estoque parado é dinheiro que poderia ser empregado de outras formas para expandir os negócios. Por isso, procure utilizar sistemas de controle de estoque e realizar inventários periódicos para gerenciar adequadamente o estoque.

4.Não acompanhar os relatórios e indicadores financeiros

Acompanhar os relatórios e indicadores financeiros é fundamental para entender a saúde financeira de uma empresa e tomar decisões assertivas.

Não tenha dúvidas, ignorar ou negligenciar essa importante prática pode levar a uma série de problemas e até mesmo, a falência do negócio.

Solução: Procure definir e monitorar regularmente relatórios e indicadores chave na gestão financeira da sua empresa, seja com o apoio de um BPO financeiro ou software de gestão.

São exemplos de indicadores financeiros importantes para as empresas:

  • Liquidez Corrente;
  • Endividamento Geral;
  • Margem Bruta;
  • Margem Líquida;
  • Margem Operacional;
  • Retorno sobre o Ativo (ROA);
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);
  • Prazo Médio de Recebimento;
  • Ciclo Financeiro.

5.Não elaborar um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica que estabelece como a empresa operará financeiramente em um período determinado, normalmente um ano.

Ele envolve a previsão de receitas, despesas, investimentos e a avaliação de possíveis cenários para que a empresa esteja preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

Diante disso, é importante destacar que não elaborar um planejamento financeiro é um grande risco para as empresas.

Solução: Crie um orçamento anual, revise e ajuste o mesmo periodicamente. Procure estabelecer metas financeiras claras para o curto e longo prazo.

Se você ainda não possui um planejamento financeiro detalhado para a sua empresa, saiba que você pode contar com o apoio do time de especialistas da Sevilha Contabilidade para resolver essa questão.

6.Cometer erros na hora de precificar produtos e serviços

A precificação é uma das atividades mais vitais em um negócio. Definir o preço correto de um produto ou serviço tem implicações diretas na rentabilidade, posicionamento de mercado e na percepção de valor pelo cliente.

Empresas que não sabem como precificar seus produtos de forma adequada, podem ter problemas de margem de lucro ou dificuldades para ser competitiva no mercado.

Solução: Diante disso, procure utilizar uma estratégia de precificação que considere os custos, a demanda do mercado e a proposta de valor do produto/serviço.

7.Não controlar as contas a receber e a pagar da empresa

O controle das contas a receber e a pagar é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou setor.

Na prática, a falha na gestão das contas pode levar a sérios problemas financeiros e operacionais, incluindo o atraso no pagamento de funcionários, fornecedores e a insolvência financeira da empresa.

Solução: Para solucionar e evitar esse tipo de problema, procure implementar políticas claras de crédito e cobrança. Estabelecer prazos fixos para pagamentos e acompanhar de perto os vencimentos.

Você pode fazer tudo isso com a ajuda de um software para gestão financeira empresarial ou delegar essa responsabilidade aos especialistas de um BPO Financeiro.

8.Não fazer conciliações bancárias

A conciliação bancária é uma prática financeira que consiste em comparar os lançamentos e saldos das contas contábeis com os extratos bancários, de modo a identificar e justificar as diferenças existentes.

Esse processo é uma peça fundamental para garantir a exatidão e confiabilidade das informações financeiras da empresa. Sem a realização de conciliações periódicas, fica muito difícil controlar as finanças de uma empresa.

Solução: Realize conciliações bancárias regularmente, preferencialmente com o suporte de um BPO financeiro ou software de gestão que automatize esse tipo de tarefa.

Adotar essas soluções e manter uma gestão financeira rigorosa é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso de qualquer negócio.

Conheça o BPO Financeiro da Sevilha Contabilidade

Precisando de apoio e consultoria especializada para melhorar a gestão financeira dos seus negócios? Se a sua resposta foi “Sim”, estamos aqui para ajudar.

Temos um time de especialistas que pode cuidar do financeiro da sua empresa, e ofertar serviços como:

  • Gestão de contas a pagar;
  • Emissão e envio de boletos e notas fiscais;
  • Acompanhamento de métricas e resultados;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Treinamento e Implantação dos processos;
  • Realização de conciliações bancárias;
  • Dentre outros serviços.

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!

 

by Vicente Sevilha

Sevilha, como é conhecido pela maioria, é um grande nome da contabilidade no Brasil e tem como principais bandeiras a contribuição feminina na transformação do mercado contábil, geração z: como liderar esses super transformadores no mercado contábil, a oportunidade de migrar de consultor para conselheiro.

ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais
Todos os dias um conteúdo novo em nossas Redes Sociais
ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais Sevilha
Todos os dias um novo conteúdo em nossas redes sociais

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.