Segunda - Sexta8 h às 18 h
EndereçoAv. Baruel, 246 | Casa Verde, São Paulo.
Nossas redes sociais

Quais rotinas podem ser terceirizadas para um BPO Financeiro?

O BPO financeiro é uma solução que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado em função dos benefícios que esse importante modelo de terceirização pode oferecer para as empresas.

No entanto, apesar disso, ainda existem dúvidas sobre o assunto e muitos empresários que não sabem quais rotinas podem ser terceirizadas para um BPO.

Sabendo disso, a Sevilha Contabilidade decidiu preparar este conteúdo completo para explicar como funcionam os serviços de um BPO financeiro, as vantagens da terceirização e quais rotinas podem ser terceirizadas.

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas no assunto.

O que é BPO financeiro?

BPO vem da sigla Business Process Outsourcing, que em tradução para o português significa “Terceirização de Processos dos Negócios”. Trata-se de uma metodologia onde as empresas terceirizam suas atividades meio, ou seja, aquelas que apesar de importantes não geram receitas para o negócio.

São exemplos de atividade meio:

  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • TI (Informática);
  • Recursos Humanos;
  • Conservação e Limpeza;
  • Gestão Financeira (BPO financeiro).

Por sua vez, ao adotar esse tipo de metodologia, as empresas conseguem:

  • Manter o foco na sua atividade principal;
  • Reduzir custos operacionais e com mão de obra;
  • Contar com o suporte de especialistas em cada área;
  • Obter maior lucratividade e poder competitivo.

Por sinal, é justamente em função destes benefícios que o BPO financeiro tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, conquistando a preferência dos empresários.

Quais rotinas podem ser terceirizadas para um BPO financeiro?

Agora que você já sabe o que é, e como funciona um BPO financeiro, é hora de conferir quais rotinas e tarefas da gestão financeira da sua empresa podem ser terceirizadas.

  • Emissão de boletos e notas fiscais: Emitir notas fiscais e boletos para clientes mensalmente ou a cada venda realizada pode tomar muito tempo, principalmente para micro e pequenos empresários que precisam se desdobrar em outras tarefas.
  • Controle de contas a receber: Um BPO financeiro também pode ficar responsável pelo controle de contas a receber, realizando lançamentos e controlando inadimplentes, a fim de manter a organização do negócio e evitar prejuízos.
  • Controle de contas a pagar: O controle de contas a pagar garante que a empresa mantenha seus compromissos em dia, evitando atrasar o pagamento de cobranças e em função disso, ter que arcar com juros e multas.
  • Agendamento de pagamentos: Agendar uma série de pagamentos todos os meses pode exigir muito tempo, sendo, portanto, essa mais uma das rotinas que podem ser terceirizadas para um BPO financeiro.
  • Conciliação bancária: Manter os lançamentos financeiros organizados é fundamental para que o empresário tenha acesso a relatórios e indicadores precisos, bem como, conheça com precisão todas as entradas e saídas de recursos da empresa. Para isso, a conciliação bancária é essencial e mais uma dentre as rotinas que podem ser terceirizadas.
  • Controle de fluxo de caixa: Um fluxo de caixa terceirizado ao controle de especialistas e organizado, garantirá um casamento perfeito entre a data de entrada de receitas e o pagamento das despesas (saídas).
  • Relatórios e indicadores: Por fim, também pode ser terceirizado ao BPO financeiro, a responsabilidade por gerar relatórios e indicadores detalhados, que sirvam de base para que empresários e gestores tomem decisões precisas e assertivas.

Não tenha dúvidas, a terceirização de tarefas operacionais como as que destacamos acima, estão entre os segredos para que uma empresa consiga ser lucrativa e competitiva.

Vale a pena terceirizar rotinas para um BPO financeiro?

Para que você não tenha mais dúvidas e veja que realmente vale a pena terceirizar atividades para um BPO financeiro, confira os benefícios abaixo.

  • Economia na folha de pagamento: Manter um profissional internamente para cuidar das rotinas do departamento financeiro, acaba sendo muito mais caro do que terceirizar, já que no primeiro caso é preciso arcar com salários, benefícios e todos os encargos sobre a folha de pagamento do profissional.
  • Economia com despesas operacionais: Ao terceirizar o financeiro, sua empresa também pode economizar em despesas com alocação de espaço físico, software de gestão financeira, computadores, mobília e materiais de escritório.
  • Foco na atividade fim: Com a terceirização de atividades meio, você concentra o foco da empresa e da sua equipe na atividade fim, trabalhando em prol do que realmente gera receitas e crescimento para o seu negócio.
  • Melhoria das decisões: Com os relatórios e indicadores gerados por um BPO financeiro em mãos, líderes e gestores podem tomar decisões mais assertivas, potencializando os resultados da empresa.
  • Organização financeira: Com a terceirização, a sua empresa se torna mais organizada do ponto de vista financeiro, cresce, e além disso, encontra maior facilidade para obter crédito no mercado e atrair o interesse de possíveis investidores.
  • Segurança fiscal: Com processos bem definidos e uma gestão financeira de excelência, será muito mais fácil organizar a parte contábil dos negócios, prevenindo a ocorrência de problemas fiscais.

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu como um BPO financeiro pode ser útil para as empresas, e porque um número cada vez maior de empresas tem adotado este tipo de estratégia.

Quanto custa a terceirização de rotinas para um BPO financeiro?

Após entender o que é BPO financeiro, quais rotinas podem ser terceirizadas e as vantagens desta decisão, é hora de conferir o custo deste tipo de terceirização.

De forma equivocada, muitos acreditam que a terceirização financeira envolve um alto custo e investimento mensal, quando na verdade não é o que acontece na prática.

O investimento mensal para contratar um serviço de BPO varia em função do porte da empresa contratante e do seu respectivo número de movimentações financeiras.

No entanto, independente disso, é possível garantir que a economia para a empresa contratante é substancial, podendo ser superior aos R$ 20.000,00 anuais por analista financeiro que deixa de ser mentindo internamente para ser terceirizado.

Deseja saber mais sobre rotinas que podem ser terceirizadas para um BPO financeiro e obter um orçamento sem compromisso?

Se a sua resposta foi “Sim”, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo.

by Vicente Sevilha

Sevilha, como é conhecido pela maioria, é um grande nome da contabilidade no Brasil e tem como principais bandeiras a contribuição feminina na transformação do mercado contábil, geração z: como liderar esses super transformadores no mercado contábil, a oportunidade de migrar de consultor para conselheiro.

ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais
Todos os dias um conteúdo novo em nossas Redes Sociais
ContabilidadeSevilha
A Sevilha Contabilidade ajuda a você a organizar a sua gestão contábil.
Nossa sedeVenha nos visitar
https://sevilha.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Siga a SevilhaRedes Sociais Sevilha
Todos os dias um novo conteúdo em nossas redes sociais

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.

Todos os direitos Reservados Sevilha Contabilidade.